Frutas que os gatos podem comer
Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor - e para isso é importante saber o que o seu gato pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu amigo e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas.
Apesar da dieta felina ser à base de rações secas e úmidas, existem alguns alimentos que gatos podem comer que também fazem parte da nossa alimentação. O grupo das frutas é um bom exemplo desse caso.
Quais as frutas que o gato pode comer?
Maçã
A maçã é uma das melhores escolhas de fruta para gato.
Com um alto teor de fibras e baixo teor de gordura, ela é uma ótima opção para gatos obesos ou que estão um pouco acima do peso, já que ajuda a melhorar o metabolismo do animal. Fora isso, a maçã também é uma fruta muito rica em vitamina A e C, nutrientes fundamentais para a manutenção dos ossos e tecidos.
Antes de oferecê-la ao seu gatinho, não esqueça de remover as sementes da maçã.
Melancia
Por ser uma fruta majoritariamente composta por água, a melancia é uma das melhores escolhas para oferecer ao seu amigo. Ela é suculenta, refrescante e ajuda a hidratar os felinos que não têm o hábito de beber água com frequência. Fora isso, ela é rica em potássio, que ajuda a melhorar as funções musculares do animal, vitamina C, licopeno e outros propriedades fazem bem para o coração.
Só não se esqueça que, assim como a maçã, a melancia também deve ser oferecida sem sementes!
Somos fornecedor de frutas e legumes
Entre em contacto e saiba os preços do nossos canal horeca
Preço especiais para profissionais
Morango
O morango é uma das frutas que os gatos podem comer e é rico em vitamina C e minerais, como o magnésio e o potássio.
No entanto, apesar de até ser um snack saudável para gatos deve ter atenção à quantidade que dá ao seu melhor amigo. Os morangos, como outras frutas, contêm muito açúcar e o sistema digestivo dos felinos não processa muito bem este tipo de nutriente.
A quantidade ideal e máxima para o seu gato é de apenas meio morango.
Para facilitar a digestão pode também, antes de oferecer o morango ao gato, remover as sementes, lavar bem para retirar os produtos pesticidas e sujidade que possa existir.
Pêra
A pêra é outra fruta atraente para os gatos. Saborosa e suculenta, ela é rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e podem ser boas aliadas para manter a alimentação do pet equilibrada.
Da mesma forma que a maçã e a melancia, ela deve ser oferecida sem sementes ou caroços e possui boas quantidades de vitamina C.
Mirtilo
Conhecido como a "fruta da longevidade", o mirtilo (ou blueberry) é um alimento nutritivo cheio de propriedades antioxidantes que podem beneficiar a saúde do felino.
Ele auxilia no índice glicêmico, diminui riscos de problemas cardiovasculares e melhora a visão dos gatinhos.
7. Melão
O melão é uma fruta que contém muita água em sua composição e é bastante refrescante, ou seja, uma ótima forma de manter o seu gatinho hidratado nos dias quentes.
Além disso, a fruta também é fonte de vitaminas A, B e C, nutrientes muito importantes na saúde dos gatos e que ajudam a reduzir problemas inflamatórios.
Para inseri-la na alimentação do seu animal, não esqueça de retirar as sementes e a casca do melão.
Banana
A banana é uma das frutas mais consumidos por atletas e por uma razão: a sua grande quantidade de potássio. Nos gatos, a ingestão desta fruta em gatos tem benefícios a nível renal e cardíaco.
Por outro lado, a banana é rica em hidratos, portanto, deve ser oferecida com bastante moderação ao felino.
Obs.: Não se esqueça de consultar o veterinário antes de trocar a dieta do seu gato. Só ele poderá dizer a quantidade ideal de frutas que os bichinhos podem consumir por dia e quais outras são recomendadas.
Frutas que os gatos não podem comer
Nem todas as frutas os gatos podem comer, por isso deve ter muita atenção para não permitir que o seu melhor amigo ingira alguma fruta (ou outro alimento) que possa ser tóxica.
Algumas das frutas que não deve dar ao seu gato em nenhuma circunstância, nem permitir que ele ingira são:
- Abacate
- Uvas (ou uvas passas)
- Frutas cítricas
Estas frutas podem causar problemas de saúde ao seu gato, ainda que dadas em pequenas quantidades.