Frutas que os cães podem comer
Saber quais as frutas os cães podem comer é uma das grandes dúvidas de quem adquire um cão pela primeira vez e neste post com bastante pesquisa procuramos ajudar-lhe a perceber quais as frutas que o seu melhor amigo pode ou não comer.

A mesma regra dos snacks/petiscos
A fruta deve ser dada ao seu cão como qualquer outra guloseima ou snack.
As guloseimas que dá ao seu cão não devem constituir mais de 10% do total de calorias que ele ingere por dia.
As outras 90% devem ser provenientes de uma ração para cão completa e equilibrada.
Quais as frutas que o seu cão pode comer?
A fruta contém bromelina, uma enzima que facilita a absorção das proteínas da dieta do animal. De todo modo, lembre-se de que a acidez pode piorar quadros de gastrite.
A exemplo do que são para nós, as amoras são excelentes antioxidantes para os cães. Contudo, nem todos os pets gostam do azedinho da fruta. Experimente.
O contrário de outras frutas, que podem ter componentes tóxicos, todas as partes da banana são seguras para o seu cão.
Apesar de poderem não conseguir usufruir de todos os benefícios nutricionais da banana como os humanos, as bananas constituem um snack saudável e motivador para o seu cão. Saiba mais como deve dar banana ao seu cão.
Pode ser oferecida, mas com moderação. Isso porque contém xilitol, que pode causar hipoglicemia e insuficiência hepática nos cães portanto, nunca deixe o animal comer mais do que uma Chàvena por dia. O lado bom é que as framboesas contêm antioxidantes — bom para peludos idosos —, pouco açúcar, além de bastante fibras, manganês e vitamina C.
O seu cão pode comer goiaba, e esta é uma das poucas frutas que podem ser oferecidas com casca. A goiaba ajuda no funcionamento intestinal e colabora no controle da diarreia. Ademais, apresenta vitaminas A, B e C, ferro e fósforo.
Os cães podem comer laranja, mas apenas a polpa. Não podem comer a casca e devem também ser removidos todos os vestígios de pele, caroços e sementes porque podem conter componentes tóxicos.
No entanto, para animais que têm gastrite, elas não são aconselhadas, exatamente por causa de sua acidez.
Inteira, em fatias ou aos cubos, as maçãs são um ótimo snack para si. Os cães também podem comer maçãs, sendo uma boa fruta para incluir na sua rotina de snacks.
Se você estava em dúvida se o seu cão pode comer melão, chegou a hora de se livrar dessa preocupação. Entretanto, como no caso da banana, essa fruta deve ser oferecida com moderação, sobretudo aos animais com sobrepeso e diabéticos. Ademais, é rica em água e fibras!
Olha que boa notícia: seu querido cão pode comer mamão! O melhor é que a fruta possui vitaminas A e C, fibras, potássio e cálcio. Porém, muita atenção com a papaína, uma enzima que facilita a digestão, mas que é famosa por soltar o intestino.
As mangas são frutas que cachorros podem comer sem preocupar os tutores. Até porque são ricas em quatro vitaminas: A, B6, C e E, além de potássio e betacaroteno.
Devem ser dadas com moderação, já que têm muito açúcar. Como com a maioria das frutas, antes de oferecer a manga ao cão, remova a casca, o caroço e aquela parte mais dura que envolve o caroço. I
Melancia
Uma boa dica é que o cão pode comer melancia nos dias quentes de verão. Afinal de contas, oferecer essa fruta é como dar água ao cão. De toda forma, lembre-se de tirar a casca e a sementes, a fim de que elas não resultem em obstruções intestinais.
Os cães podem comer morangos, que na verdade têm algumas características e nutrientes que podem ser benéficos para o seu cão, incluindo:
- Alto teor de água
-
- Os morangos (e algumas outras bagas) contêm nutrientes que atuam como antioxidantes no organismo.
- Estudos demonstram que são benéficos para os humanos e para outros animais, não não está ainda demonstrado o seu benefício para os cães.
Pêssego
O seu cão pode comer pêssegos, mas tem que remover o caroço porque contém cianeto, que pode ser perigoso para o seu cão.
Os pêssegos contêm Vitamina A, que é bom para os olhos, pele e sistema imunitário. Se decidir dar um pêssego ao seu cão, assegure-se que lhe dá uma fatia de cada vez e com moderação.
3 dicas para servir fruta a cães
- Limpe e lave sempre a fruta, tal como o faz para si e para a sua família. Lava a fruta ajuda a remover sujidade e resíduos químicos.
- Torne a fruta fácil de comer. Corte-se em pequenos pedaços ou esmague-a em puré. Para os cães maiores, sirva em fatias.
- Como alguns cães podem não perceber a textura da fruta, pode tentar dar-lhe como um snack congelado.
- Comece sempre por dar a fruta ao seu cão de forma gradual. Consulte o seu veterinário se verificar algum distúrbio digestivo, que o seu cão tem comichão ou que ele tem mais sede.
-
Informação retirada do webiste prestegiado https://www.purina.pt/caes/saude-e-nutricao/alimentos-perigosos/frutas-seguras-para-cao